RECICLAGEM DO PLÁSTICO


O PLÁSTICO É UM GRANDE CAUSADOR DE IMPACTO NEGATIVO NO MEIO AMBIENTE E É CRESCENTE O VOLUME DE LIXO GERADO POR NÓS TODOS OS DIAS, NESSE SENTIDO A RECICLAGEM DEVE SER TRATADA COMO MEDIDA ESSENCIAL PARA MELHORAR A QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE.

UM SACO PLÁSTICO PODE LEVAR CERCA DE 20 ANOS PARA SE DECOMPOR, OCORRE QUE ESSE TIPO DE EMBALAGEM TEM UM GRANDE POTENCIAL DE REAPROVEITAMENTO, ATRAVÉS DA RECICLAGEM, APÓS O PROCESSO ELE PODE SE TORNAR NOVOS PRODUTOS: MANGUEIRAS, SACOS, TELHAS, PISOS, SACOLAS E UMA OUTRA INFINIDADE DE OBJETOS.

NO CASO DA FABRICAÇÃO DE SACOS, BOBINAS E SACOLAS, O MATERIAL DESCARTADO PASSA EM ALGUNS CASOS POR LAVAGEM E POSTERIORMENTE DESFRAGMENTAÇÃO EM AGLUTINADORES, PODE SER UTILIZADO EM SEGUIDA NA FORMA DE APARA OU SER TRANSFORMADO EM GRÃOS. ESSE MATERIAL É NOVAMENTE EXTRUSADO DANDO ORIGEM A UMA NOVA EMBALAGEM TÃO EFICIENTE QUANTO UMA FEITA DE MATERIAL VIRGEM, PORÉM NÃO DEVE SER UTILIZADA PARA ACONDICIONAMENTO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

ALÉM DE PROMOVER A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, OUTRA GRANDE VANTAGEM DA UTILIZAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA RECICLADA NA PRODUÇÃO DE EMBALAGENS É O PREÇO REDUZIDO DOS SACOS, BOBINAS E SACOLAS QUE PODEM SER PRODUZIDOS COM ESSE MATERIAL, CERCA DE 45% MENOR EM RELAÇÃO AO PREÇO DO MATERIAL VIRGEM.